domingo, 16 de fevereiro de 2014

EMBOLIA GASOSA: O RISCO DE USAR O AR COMPRIMIDO COM FERIMENTOS ABERTOS

(Por Marilice Nascimento, 2014)


O tema que trago é sobre o perigo que representa a indevida utilização do ar comprimido pelos trabalhadores que por serem leigos em sua maioria ou não treinados para esta consciência sofrem lesões severas: o uso do ar comprimido. 

A utilidade do ar comprimido no processo industrial é inegável.
Lembremos portanto que o ar comprimido não é apenar o ar comum, mas é uma corrente concentrada de ar em alta pressão e alta velocidade.  Tem tamanha força que ao ter o jato direcionado erroneamente para a cabeça do trabalhador pode causar lesões severas nos olhos e até mesmo causar ruptura de tímpano. Se direcionar para a boca pode causar lesões diretas nos pulmões e no esôfago.
O que é considerado um risco maior neste procedimento é se este ar entrar em contato com a pele e houver possibilidade deste ar entrar no corpo. Se o trabalhador desconsiderar um ferimento aberto, que se torna um canal direto de entrada, o ar poderá ser soprado diretamente e isso pode provocar a embolia gasosa.
Para melhor entendimento digamos que ao ar ser soprado formam as bolhas de ar e estas bolhas são pressionadas para dentro das veias e transportadas para a corrente sanguínea. Se atingir o coração, pode ser fatal, provoca sintomas como de um ataque cardíaco. Se atingir o cérebro, pode provocar um acidente vascular cerebral (AVC) ou o chamado derrame.
Isso se o ar estiver limpo, sem impurezas. Se houver resíduos de óleo, sujeira, ainda há possível complicação com infecções.
Se um trabalhador em brincadeira der um susto em um colega com o ar comprimido ainda há risco deste se machucar severamente numa máquina.


Separei este manual de ar comprimido para maiores informações gerais do ar comprimido. 

Disponível em: < http://www.metalplan.com.br/pdf/br2/manual_de_ar_comprimido.pdf>Acesso em: 16 fev 2014.

Neste outro site: Disponível em: <http://www.silvent.com/pt-br/aplicacoes/> Acesso em : 16 fev 2014 você encontra aplicações mais específicas do ar comprimido na indústria e discussões sobre a perda auditiva e ar comprimido. 

Diante desse perigo é bom orientar o trabalhador com normas de segurança bem claras sobre ar comprimido e considerar na compra do equipamento condições que evitem ou minimizem possibilidades de acidentes. Trabalhadores que vão utilizar nos processos industriais mesmo que por um breve momento devem ter integração, reciclagem, orientações periódicas. Espero que tenha sido útil. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário