segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

POR DENTRO DO PROCESSO DE CORTE DO AÇO: O PROCESSO OXICORTE.

(Por Marilice Nascimento, 2014)


Para cortar uma folha de papel podemos usar uma ferramenta como a tesoura, podemos usar estilete, uma régua ou simplesmente usar as mãos, mas nada simples é rasgar o aço e por isso em processos industriais utiliza-se a técnica de oxicorte para cortar objetos metálicos. Assim obtêm-se um padrão de corte, dando qualidade ao produto.
Para cortar metal o método é erosão térmica. O objeto metálico (ligas de aço carbono de baixa liga) é aquecido à temperatura de ignição ou queima (abaixo do ponto de fusão) e após aquecido é aplicado um jato de oxigênio, provoca assim a oxidação. 
Este jato pode contem misturas com outras substâncias (acetileno, hidrogênio, butano, propano, GLP, acetileno e outros) e deve-se haver cuidado na inalação inclusive. Os gases ficam armazenados em cilindro próprio. E a função destes gases é gerar a chama oxicombustível (chama de pré-aquecimento) no maçarico que irá aquecer o metal a ser cortado.É o trabalhador que regula no maçarico a chama. 

Percebe-se que é um processo que oferece riscos de contato com a chama, com inalação de substâncias e lembrando que são inflamáveis. 
Aqui o treinamento é primordial, mas não descarta os cuidados e inspeções no próprio equipamento e na proteção do trabalhador. É o tipo de equipamento de proteção individual que não pode ser retirado da atividade. A única mudança aplicável seria alterar o processo de corte do metal para outro que não cause danos, mas o oxicorte é largamente utilizado, logo deve-se proteger todo o trabalhador com avental, perneira, máscara, óculos específico, luvas. 

O processo de oxicorte envolve o uso de cilindro de oxigênio, regulador de pressão de oxigênio, cilindro de gás combustível, regulador de pressão de gás combustível, duas mangueiras de alta pressão para condução dos gases, válvula anti chamas, maçarico de corte e dispositivo de segurança.

Outra opção para este corte é o corte por plasma, mas este tema fica para uma próxima vez.


Separei este site que tem vários artigos sobre soldagem e indica várias revista do setor:
Disponível em:<
http://www.infosolda.com.br/artigos/processos-de-corte/461-processo-oxicorte.html> Acesso em: 17 fev 2014

e este outro bem ilustrativo do processo: 

Disponível em:<http://www.metalica.com.br/oxicorte-definicao-e-equipamentos-do-processo-de-corte> Acesso em: 17 fev 2014


São indicados cuidados antes do trabalho e durante o processo. Antes do trabalho é preciso verificar a segurança do local quanto à existência de materiais combustíveis. Indica-se uma distância destes elementos de pelo menos 12 metros do posto de trabalho e se houver reservatórios e tubulações de líquidos inflamáveis estes deverão ser esvaziados e inertizados antes do começo do processo de oxicorte. Retire tudo, inclusive papel, estopa de perto do processo. Se houver recipientes que não podem ser retirados será preciso fazer o resfriamento destas superfícies impedindo que conduzam calor.

O equipamento deve ser verificado quanto à itens de manutenção e extintor de pó químico deve estar à mão. Durante o processo a atenção é redobrada revendo sempre as possibilidades de falhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário